RESUMO
Código: 266
Tipo: Artigo Científico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia e Organizações

 

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Os Efeitos no Desempenho Institucional em Instituições de Ensino Superior Brasileiras A Partir da Adaptação Estratégica
 

O objetivo do artigo é verificar o efeito da adaptação estratégica em universidades brasileiras no desempenho institucional Busca-se nesta pesquisa, operacionalizar o processo de adaptação estratégica com as teorias de capacidade de absorção de conhecimento, o ambiente institucional e a teoria de alto escalão. Assim, foram testadas três hipóteses, a primeira com base na teoria de capacidade absortiva que prevê existência de diferença estatística entre o desempenho das Instituições de Ensino Superior - IES dos seis primeiros anos se comparados aos seis anos subsequentes; da teoria de ambiente institucional se existe diferença estatística no desempenho das IES localizadas nas regiões sul e sudeste se comparadas as de outras regiões do Brasil; e, da teoria de alto escalão se existe diferença estatística no desempenho das IES se os gestores forem formados na área de Sociais Aplicadas Com vinte e quatro universidades estudadas em um horizonte temporal de doze anos e duas variáveis dependentes (IGC E CPC), chegou-se a contagem de 576 itens a serem analisados Como resultado do estudo rejeitou-se H1 e H3 Aceitou-se H2 Conclui-se, nesta pesquisa, que a adaptação estratégica das universidades brasileiras influencia o desempenho institucional.