RESUMO
Código: 262
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Administração Pública

 

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Portal de Serviços Ao Cidadão do Estado de Santa Catarina – Inovação no Serviço Público
 

Melhorar o desempenho do setor público é um dos principais objetivos dos governos em todo o mundo. Inovação no serviço público se dá sobretudo no desenvolvimento de políticas, na elaboração de programas e na prestação de serviços, tornando-os mais direcionados, mais responsivos às necessidades da comunidade e mais eficientes. O Estado de Santa Catarina, por meio da SEF elaborou o Portal da Carta de Serviços que tem a finalidade de disponibilizar aos cidadãos catarinenses um portal que reúne todos os serviços estaduais prestados diretamente à ele, permitindo ser acessado de qualquer dispositivo conectado à internet e com os locais de atendimento georeferenciados. O objetivo deste estudo é apresentar como foi a construção do Portal de Serviços utilizando o ciclo de inovação em serviços público do ANAO (2009) que consiste nas etapas de desenvolvimento, implementação, avaliação e ajuste. O site está em avaliação por parte do usuário final e os dados estão sendo analisados pela equipe de elaboração para realizar os ajustes e fechar o ciclo de inovação. Um fato relevante foi a coparticipação do cidadão na construção do portal, mostrando a importância do usuário no processo de inovação.