RESUMO
Código: 259
Tipo: Artigo Científico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia e Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Uma Bibliometria Sobre O Comportamento de Troca de Fornecedor Pelo Cliente em Serviços de Empresa-para-empresa – B2b: Marcos Até Aqui e Possibilidades À Frente
 

Este trabalho relata uma bibliometria sobre o tema Comportamento de Troca de Fornecedor pelo Cliente em Serviços de Empresa-para-Empresa (B2B). A ‘migração’ desses clientes, embora seja um tema bastante pesquisado, gera dúvidas quanto à essência de sua evolução, além de abrigar lacunas a superar por meio de mais esforço de pesquisa. O objetivo desta pesquisa foi expor a evolução do tema Customer Switching Behavior - CSB, identificando seus possíveis ‘gaps’, bem como sugerindo tendências de pesquisa deste conteúdo de relevância e com grande potencial de interesse acadêmico e da prática gerencial. O acervo deste trabalho refere-se a um consolidado de 74 artigos publicados, nos últimos 20 anos, em periódicos científicos indexados, que referenciam 3.223 artigos. Aplicam-se técnicas bibliométricas, estatística espacial e análise de redes. Foram examinados os periódicos, as palavras-chave, os resumos, os autores e suas instituições de origem e as redes de citação. Os resultados favorecem a compreensão sistematizada pretérita do tema e o vislumbre de suas tendências, subsidiando pesquisadores e praticantes.