RESUMO
Código: 246
Tipo: Artigo Científico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia e Marketing

 

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Gestão de Marcas Inovadoras: Um Estudo de Casos Múltiplos no Triângulo Mineiro
 

Este artigo teve como objetivo geral descrever como os gestores de empresas inovadoras do Triângulo Mineiro gerenciam a inovação de suas marcas. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva, com estudo de casos múltiplos. Como procedimentos de coleta foram utilizados entrevistas individuais com cinco empresas inovadoras, de quatro setores econômicos, além de informações disponíveis nos sites das empresas (documentos). As entrevistas foram transcritas e os dados foram submetidas a análise de conteúdo e triangulação. Foram analisados os depoimentos e sites das cinco empresas em 16 categorias identificadas a partir da revisão da literatura. Os resultados obtidos corroboram o cenário da inovação no Brasil: empresas brasileiras apresentam uma reduzida intensidade de inovação, os resultados obtidos com a inovação, enquanto elemento de estratégia competitiva, estão abaixo do esperado, e o Brasil vem perdendo posições no ranking de inovação. As contribuições gerenciais estão relacionadas à identificação de práticas realizadas pelas empresas pesquisadas que, eventualmente, podem ser aplicadas ou adaptadas as outras organizações no seu processo de inovação. Os resultados obtidos são apresentados por cada categoria gerando contribuições teóricas e gerenciais que podem ser aplicadas ou adaptadas a outras organizações no seu processo de inovação e gestão de marcas.