RESUMO
Código: 238
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Marketing

 

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Relacionamento Com Clientes em Empresas Startups: Uma Análise de Publicações em Periódicos de Alto Impacto
 

O presente artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura a partir de periódicos do Web of Science, publicados em revistas de estratos A1 e A2 do Qualis Capes sobre o tema relacionamento com o cliente em empresas startups. Foi realizada uma análise em profundidade de 22 artigos sobre relacionamento de empresa e cliente no ambiente online (e-commerce). O objetivo é entender o que está sendo estudado sobre relacionamento com o cliente em ambientes virtuais (internet e aplicativos de celulares), assim como, orientar novas pesquisas sobre o tema. A pergunta norteadora desse estudo é: Como está sendo estudado o tema relacionamento com cliente em startups? Os temas mais estudados foram qualidade, utilidade, facilidade e segurança percebidos, mostrando que todos esses fatores interferem diretamente na satisfação e na fidelidade do cliente. Sob o ponto de vista metodológico, os resultados apontam uma tendência a estudos quantitativos, sendo o método modelagem de equações estruturais o mais utilizado. Percebe-se uma lacuna no relacionamento com o cliente no ambiente online, já que poucos estudos tratam das questões relacionadas com atendimento e qualidade do relacionamento, principalmente no contexto de empresas startups.