Inseridas em um contexto econômico, político e social caracterizado pelo dinamismo e incerteza, as organizações públicas vêm buscando desenvolver programas de modernização administrativa com o objetivo de garantir eficiência na execução de seus processos e efetividade em sua entrega de valor. Diante deste cenário, a metodologia BPM (Business Processs Management) vem surgindo como protagonista na gestão pública, em especial, nas iniciativas de melhoria de processos (BPI - Business Process Improvement). No entanto, elevadas taxas de insucesso têm sido verificadas em tais iniciativas. Desta forma, Fatores Críticos de Sucesso (FCS) vêm sendo identificados como forma de aumentar as chances de sucesso nestes projetos. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é analisar os FCS e suas práticas relacionadas em uma iniciativa BPI, mais especificamente em uma Instituição Federal de Ensino Superior Pública. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso qualitativo com análise de conteúdo, no qual foram entrevistados 8 envolvidos na iniciativa BPI. O estudo apontou ao total 12 FCS e 31 práticas relacionadas. Conclui-se que o conhecimento dos FCS se mostra essencial no planejamento de iniciativas BPI, assim como, o conhecimento das práticas relacionadas a estes, as quais podem ser vistas como “boas práticas” em um contexto especifico.
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