RESUMO
Código: 230
Tipo: Artigo Científico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia corporativa e competitiva

 

Abrir
Arquivo

 
Índice de Inflação Interna de Uma Instituição Educacional: Modelo, Estimativas da Inflação Corrente e Simulações
 

Este artigo teve por objetivo apresentar o desenvolvimento de uma metodologia apropriada para analisar a dinâmica dos custos e a formação de preço de uma organização. Foi apresentado um modelo de formação de preços baseado no mark up, e sua operacionalização demandou o uso do instrumental de números índices. Para ilustrar sua pertinência a metodologia foi aplicada a uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O modelo se mostrou apropriado para se apurar os custos e acompanhar a inflação interna da instituição e permitiu reproduzir a trajetória observada nos custos da unidade nos anos recentes. O modelo foi usado, também, para projetar a inflação da instituição, tendo em vista as previsões macroeconômicas para a economia brasileira. Como contribuição adicional, projeta-se ainda a viabilidade do uso da metodologia em distintas organizações produtivas, adaptando-se as variáveis e os indicadores que refletem os custos internos. Os autores esperam, dessa forma, que o desenvolvimento metodológico e as aplicações presentes neste artigo possam auxiliar não apenas os gestores do Senac BH, mas também a alta gerência de empresas de diferentes setores, na construção e acompanhamento de indicadores relevantes para uma boa gestão dos custos e para a precificação de produtos e serviços.