RESUMO
Código: 202
Tipo: Artigo Científico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia e Organizações

 

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da “originalidade” À Interdiscursividade no Posicionamento da Empresa: Uma Análise da Folha de S. Paulo Sobre Canudos
 

Acerca de como a empresa constrói o seu posicionamento, sobrepõe-se, para muitos, a ideia de que ele se dê mediante um exercício de “originalidade”, de “criatividade” e, portanto, de “independência” de uma em relação a outra. Os estudos de natureza discursiva, porém, apontam o contrário, demonstrando que os discursos/posicionamentos se constroem no interior de um espaço de regularidades no qual se delimitam reciprocamente, de forma que nenhum deles é “original”. Assim, dado que o posicionamento da empresa é também de natureza discursiva e partindo de um acontecimento histórico de grande repercussão, o objetivo desta pesquisa consistiu em analisar como a Folha de S.Paulo mobiliza o discurso de outra(s) instituição(ões) sobre a Guerra de Canudos para conceber tanto o seu posicionamento a esse respeito como o seu próprio posicionamento como jornal. Para tanto, o estudo se apoiou em conceitos teóricos-metodológicos advindos da Análise do Discurso de vertente francesa aplicados a um corpus constituído de três publicações. Por meio das análises, verificou-se que o posicionamento da Folha acerca desse evento não apenas se opõe frontalmente ao do Exército Brasileiro, mas se constrói a partir dele para dele se distanciar, interdiscursivamente, fazendo-se, então, distinguir.