RESUMO
Código: 195
Tipo: Artigo Científico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia e Marketing

 

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Os Valores do Luxo e Suas Consequências no Mercado de Moda de Luxo
 

O objetivo da pesquisa foi testar um modelo conceitual sobre os valores do luxo, formado pelas dimensões do valor social, do valor financeiro, do valor individual e do valor funcional e também verificar as consequências da percepção dos valores de luxo sobre os construtos Intenção em Comprar e Propensão a Pagar Mais Caro. Essa é uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa sendo utilizada una amostragem por conveniência e bola de neve com a coleta de dados via internet. A análise de dados foi feita por meio de técnicas de estatística multivariada: análise fatorial exploratória, confiabilidade de escalas, cálculo da variância média extraída, cálculo da confiabilidade composta e modelagem de equações estruturais. Foram coletados 831 questionários, sendo 570 considerados válidos. Os resultados indicam que o modelo de Valor Geral de Luxo contempla três dimensões e parcialmente a quarta dimensão (financeira) a qual foi dividida em outras duas dimensões. O valor geral de luxo influencia positivamente tanto a Intenção de Comprar moda de luxo, como a Propensão em Pagar Mais Caro por esse tipo de produto. A variância explicada para a Intenção de Comprar moda de luxo foi de 83,2% e para a Propensão em Pagar Mais Caro foi de 93,4%.