RESUMO
Código: 189
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
O Que Te Faz Compartilhar? Estudo do Compartilhamento de Experiências de Viagens em Redes Sociais Virtuais
 

A evolução da internet provoca diversas mudanças comportamentais na sociedade. As relações de consumo, estão profundamente inseridas nessas transformações. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar fatores de interesse e recompensas percebidas pelos usuários ao pesquisar e compartilhar experiências de viagens em redes sociais virtuais. Para que isso seja possível, traz-se à tona, conceitos de ciberespaço, cibercultura, comunidades virtuais e, finalmente, redes sociais virtuais. O estudo se enquadra como pesquisa descritiva, que utiliza questionários tipo survey. Como resultados relevantes, conseguimos identificar que o Facebook e o Instagram são as redes sociais mais acessadas para buscar informações e utilizadas para compartilhar experiências de turismo. Os usuários parecem estar engajados em suas redes e têm ciência da importância de suas próprias colaborações, mesmo não identificando relacionamento sólido com empresas de turismo, e por isso sentem-se compelidos a publicar as próprias experiências e alimentar a memória da rede.