RESUMO
Código: 184
Tipo: Relato Técnico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia e Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Aprendendo e Desenvolvendo Competências A Partir do Problema: Um Estudo de Caso em Uma Ies
 

As Instituições de Ensino Superior tem sido objeto de estudo nos últimos anos devido sua importância para o desenvolvimento econômico dos países. Dependendo da forma como é realizada a administração da IES, podem ocorrer interferências indesejadas no processo de ensino e aprendizagem, quando problemas administrativos causam a insatisfação de professores e alunos. O objetivo desse relato é prescrever como situações problemáticas no contexto das IES podem ser um caminho para o aprendizado, o desenvolvimento de competências e o aprimoramento do caráter profissional do aluno, além de clarificar o papel das experiências pessoais nesse processo. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi o estudo de caso, a unidade de análise uma turma de tecnólogos, ano de 2012, em uma IES privada do Estado de São Paulo. A teoria da aprendizagem experiencial, nos conduziu por meio de seus pressupostos a centralizar a experiência dos alunos no processo de ensino e aprendizagem e a compreender sua relevância nesse caso. Encontramos evidências de que o incentivo a aprendizagem por intermédio dos problemas viabilizou um aprendizado mais próximo da realidade dos alunos. O que melhorou o relacionamento entre os alunos e a IES e consolidou competências de gestão pretendidas quando do ingresso do aluno no curso.