RESUMO
Código: 180
Tipo: Artigo Científico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia corporativa e competitiva

 

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Marketing Esportivo de Patrocínio: Retorno das Empresas Que Investem no Futsal do Clube Esportivo e Recreativo Atlântico de Erechim
 

As empresas necessitam criar estratégias para que os clientes percebam o valor da sua marca e respectivos produtos e serviços. Com isso o marketing esportivo figura no mercado entrelaçado ao patrocínio, onde pode ser considerado um investimento promocional no intuito de fortalecer a marca das empresas, através de uma imagem mais forte obtendo retornos mediante o fato do esporte estar ligado aos momentos de lazer dos indivíduos. Deste modo ao realizar este trabalho objetivou-se identificar o retorno das empresas que investem no futsal do Clube Esportivo e Recreativo Atlântico de Erechim/RS. Por sua vez a pesquisa apresentou abordagem qualitativa, de origem aplicada, tendo no estudo de campo sendo utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturado no qual os respondentes contribuíram de forma significativa para responder aos objetivos propostos. Os resultados verificados comprovam que as empresas patrocinadoras do CER Atlântico atribuem maior distinção de retorno a própria imagem, seguida de publicidade e por fim vendas, sendo os dois primeiros termos considerados de relevância para atingir o retorno em vendas. Conclui-se, portanto que ao associar a marca ao esporte as empresas patrocinadoras do CER Atlântico ganham um posicionamento agradável diante da comunidade, sendo assim os retornos acontecem de forma natural e sucessivamente.