RESUMO
Código: 166
Tipo: Pôster
Área: Inovação
Tema: Inovação Organizacional, de Negócios e Empreendedorismo

 

Abrir
Arquivo

 
Proposta de Metodologia de Conversão do Conhecimento Para A Weg Equipamentos Elétricos
 

As grandes empresas inovam em seus processos e produtos em consonância com o mercado consumidor e os concorrentes. Entretanto, inovar, apesar de ser imprescindível para o crescimento e consolidação dos grandes grupos empresariais, não é a garantia, por si só, de que as supostas inovações estarão de fato no mercado. Um dos fatores comumente esquecidos neste processo é de como o conhecimento, desenvolvido pelos Departamentos de Engenharia de Produto, Processo e de Pesquisa e Inovação Tecnológica é efetivamente convertido em conhecimento dos operadores para a produção de bens e serviços competitivos e de qualidade, de modo a gerar valor para a empresa. Para realizar esta transferência de conhecimento explícito e tácito técnico para os colaboradores, além da documentação, que visam à internalização, tem-se a grande influência das interfaces de socialização que são representadas principalmente pelo trabalho dos facilitadores e dos colaboradores mais antigos. Este trabalho propõe uma abordagem estruturada de avaliação dos principais procedimentos atuais, assim como o estudo dos tipos de conhecimento, das formas de aprendizado e de conversão de conhecimento e das mídias de divulgação presentes na empresa, para realizar uma proposta que possa ser aplicada pelo grupo WEG em seus processos.