RESUMO
Código: 155
Tipo: Relato Técnico
Área: Gestão de Projetos
Tema: Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

 

Abrir
Arquivo

 
Ações Implementadas Para Melhoria da Gestão de Informações de Prontuários de Pacientes de Um Hospital Federal
 

O objetivo deste Relato Técnico é descrever as ações implementadas para melhoria da gestão das informações existentes nos prontuários dos pacientes internados em um Hospital Federal da Zona Norte de São Paulo; nos quais, no final do ano de 2017, após análise da Comissão de Revisão de Prontuários, foram detectados vários problemas de qualidade das informações registradas. Com o intuito de definir ações e uma metodologia para alcançar a adequação destes documentos a padrões nacionais e internacionais de qualidade, e garantir o cumprimento imediato de exigências jurídicas, a partir de março de 2018 foi criado um projeto de gestão diferenciado que implementou com sucesso ações voltadas a minimizar o impacto de erro na busca de informações futuras e reorganizou todo o processo de registro desde o momento de entrada até a alta do paciente no hospital. O estudo dos resultados alcançados dentro desta organização em foco, geram a consequente reflexão sobre a vulnerabilidade do tratamento destas informações, e o que esses aspectos abordados podem trazer como consequência no uso corrente e futuro, refletindo diretamente na vida social e na saúde do paciente.