RESUMO
Código: 151
Tipo: Relato Técnico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia e Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Retail Service Quality: A Mensuração da Qualidade Percebida em Serviços Puros
 

O objetivo central deste artigo tecnológico foi identificar a ferramenta mais adequada para a mensuração da qualidade percebida de serviços e seu poder de explicação da lealdade dos consumidores de serviços prestados em academias de musculação e ginástica. Para tanto, conduzimos uma pesquisa do tipo survey, em corte único e transversal, comparando a escala SERVQUAL e a Retail Service Quality (RSQ). Analisamos os dados de 275 usuários de três academias de musculação e ginástica do estado de São Paulo, por meio da modelagem de equações estruturais (PLS-SEM) com estimação dos mínimos quadrados parciais. Identificamos que a escala RSQ, além de maior parcimônia, apresenta bons atributos psicométricos, validades convergente, discriminante e nomológica adequadas e razoável poder preditivo. Ao final do estudo, outras contribuições gerenciais são apresentadas.