RESUMO
Código: 141
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação, Internacionalização e Estratégia

 

Abrir
Arquivo

 
A Relevância da Ecoinovação e do Marketing Verde Na Internacionalizações das Empresas
 

No cenário atual, onde as empresas sobrevivem à competitividade e procuram diferenciar-se da concorrência, umas das estratégias mais adotadas pelas empresas para aumentar sua participação de mercado, é a internacionalização. Neste processo, além ter acesso a novas tecnologias, know-how, fornecedores, as empresas também promovem seus produtos mundialmente. Porém, muitas vezes é necessário inovar produtos e processos, para atender as exigências de países com política de gestão ambiental mais rígida. Este tipo de inovação chama-se de Ecoinovação, que surge como uma oportunidade de otimizar o potencial de crescimento das empresas, tanto internamente, quanto no mercado internacional. O presente artigo disserta sobre a necessidade das empresas internacionalizarem-se como estratégia de crescimento em um mercado cada vez mais competitivo, sobre a necessidade de conciliarmos o crescimento econômico com a gestão ambiental, e como a Ecoinovação se apresenta como importante ferramenta para o marketing internacional. Após a coleta de dados através de pesquisa bibliográfica e entrevista com importante empresa do Vale dos Sinos, foi possível verificar que apesar de existirem ainda algumas ideologias resistentes ao produto verde, questionando sua viabilidade e retorno financeiros, já é possível afirmar que crescimento econômico e sustentabilidade podem andar juntos, atendendo às exigências governamentais, da sociedade e dos clientes.