RESUMO
Código: 136
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Administração Pública

 

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Design Thinking Como Ferramenta de Gestão do Conhecimento Para Inovação Aplicável A Um Programa Promovido Por Instituição Pública
 

A atual dinâmica social tem exigido dos órgãos públicos uma atuação de maior qualidade, capaz de acolher às novas e crescentes demandas sociais e, para atender a essas exigências, o conhecimento é fator estratégico de desenvolvimento, transformação social e inovação Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento e a Inovação são fontes de vantagem competitiva às organizações (Porter, 1989; Coutinho & Ferraz, 1995; Alegre, Sengupta, & Lapiedra, 2011), trazendo benefícios ao cidadão e às organizações públicas, com a criação de novas ideias e conhecimentos, capazes de estimular a melhoria de processos e estruturas internas Assim, organizações que têm a inovação como processo crítico devem buscar métodos e ferramentas de gestão capazes de gerar conhecimento e otimizar processos, como é o caso do Design Thinking que, como abordagem multidisciplinar e colaborativa, procura soluções inovadoras por meio de um pensamento abdutivo, capaz de criar e redefinir soluções inovadoras para problemas encontrados ” (VIANNA et al , 2012) Nessa baila, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos participantes, atuantes na área de Segurança Operacional, Fiscalização e Regulação de aviação civil, de quatro oficinas de Design Thinking voltadas para um programa específico da Agência Nacional de Aviação Civil, buscando potencializar seus resultados.