RESUMO
Código: 135
Tipo: Artigo Científico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia corporativa e competitiva

 

Abrir
Arquivo

 
Estratégia de Criação de Valor Sustentável em Uma Cooperativa no Estado do Ceará
 

Este artigo apresenta o modelo de Criação de Valor Compartilhado de Porter e Kramer (2011) no âmbito de uma cooperativa. A pesquisa configura-se como estudo de caso com estratégia para atender os objetivos a pesquisa exploratória e descritiva, sendo de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de observação não participante, entrevista de profundidade e por meio da plataforma online Survey Monkey. A análise foi realizada por meio de análise de conteúdo, tendo como base o modelo CVC com os seus respectivos níveis. A análise dos dados de seis respondentes, além da observação não participante dos cooperados, permitiu evidenciar que a empresa realiza ações pertinentes principalmente aos níveis um, reconcebendo produtos e mercados e nível 3 permitindo o desenvolvimento de cluster, com foco nas questões sociais importantes para sociedade, porém deve trabalho ações estratégicas do modelo no que tange o nível 2 redefinindo a produtividade da cadeia de valor. Conclui-se que os produtores alcançaram, benefícios como, melhores preços, aumento da produção, diminuições na aquisição de insumos acessam a novas tecnologias de equipamento, ainda contribuindo para o desenvolvimento local, de seus estornos e ampliando suas parcerias e proporcionando melhoria de renda e no meio ambiente.