RESUMO
Código: 129
Tipo: Artigo Científico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia e Empreendedorismo

 

Abrir
Arquivo

 
Identificação de Práticas de Gestão Colaborativa Como Estratégia Para Fluxo de Materiais em Supermercados
 

Atualmente, diante do acirrado nível de competição que caracteriza o mundo dos negócios as práticas de gestão colaborativa tornaram-se uma característica crucial de organizações de diferentes ramos. Assim, esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo identificar em supermercados da região do Médio Piracicaba, Minas Gerais, práticas de gestão colaborativa. Parte-se da hipótese que os supermercados da região desconhecem essas práticas como fatores capazes de favorecer o processo de gestão da demanda, estoques entre outros e também como práticas precursoras de um atendimento melhor aos clientes, possibilitando uma ampliação dos lucros na medida em que aumenta a satisfação dos clientes. A metodologia aplicada na pesquisa consistiu-se de uma pesquisa qualitativa e uma pesquisa bibliográfica abordando os principais pontos da gestão da cadeia de suprimentos. A pesquisa evidenciou um desconhecimento dessas práticas pelos supermercados estudados.