RESUMO
Código: 110
Tipo: Artigo Científico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia e Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Modelos de Negócios: Estrutura Intelectual, Tendências e Agenda de Pesquisa
 

Identificamos, por meio de um estudo bibliométrico, a estrutura intelectual, a pesquisa emergente e questões ainda não exploradas sobre Modelos de Negócios. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 227 artigos coletados na base Web of Science. Nossos resultados indicam que a base de conhecimento sobre o tema está apoiada em teorias relativas à estratégia, notadamente Resource-based Theory e Custos de Transação. Evidenciam, ainda, que, embora a pesquisa sobre Modelos de Negócios esteja em fase de consolidação e alguma convergência conceitual sobre sua definição e seus componentes, já tenha sido alcançada, ainda há espaço para evoluir. Sugerimos que as pesquisas futuras devem explorar as consequências oriundas da inovação sistemática no modelo de negócios, motivadas essencialmente pela natureza dinâmica dos negócios, do ambiente e pela própria evolução dos modelos. Adicionalmente, há espaço para explorar como os modelos de negócios coevoluem com estratégias de mercado e designs organizacionais, refletindo um importante programa de pesquisa interdisciplinar. Os trabalhos analisados reforçam a necessidade de integrar múltiplas lentes para fornecer subsídios teóricos que permitam avançar o debate. Tecemos nossa contribuição associando nossos resultados às evidências e sugestões de estudos anteriores, culminando em uma proposta de agenda de pesquisa pautada na própria evolução do campo.