RESUMO
Código: 79
Tipo: Artigo Científico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia e Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
20 Anos de Produção Científica Sobre Nostalgia: Uma Análise Bibliométrica
 

O objetivo desta pesquisa é identificar a estrutura da produção científica que fornece a base teórica para estudos sobre o uso da nostalgia, buscando demostrar a interlocução destas produções no processo de geração de novos conhecimentos. A fundamentação teórica apresenta a evolução conceitual e a trajetória dos estudos sobre nostalgia. Os dados para as análises foram constituídos de artigos científicos, recuperados na base de dados Web of Science. Os resultados da análise fatorial exploratória da matriz de cocitações dos 289 artigos publicados nos últimos 20 anos (1998-2017) revelaram que as publicações que fornecem a base científica para estudos sobre uso da nostalgia podem ser agrupadas em cinco dimensões, as quais foram nominadas: Efeitos positivos da nostalgia nas pessoas; Nostalgia no comportamento do consumidor; Dimensões filosóficas e históricas da nostalgia; Nostalgia normal e patológica; e Nostalgia e significado das posses materiais. Revelaram também que a produção científica acerca desta temática vem aumentando nos últimos anos.