As organizações multinacionais são empresas que possuem investimento estrangeiro direto e controlam atividades de valor agregado em mais de um país através de suas filiais espalhadas pelo mundo. Para obter vantagem competitiva e garantir sua sobrevivência no mercado mundial, a base de conhecimento proveniente da aprendizagem organizacional é considerada um dos principais ativos estratégicos para estas organizações, isso porque empresas multinacionais são consideradas meios potenciais pelos quais o conhecimento pode ser criado e transferido. Entretanto, para que esse fluxo de informações ocorra de forma efetiva, é necessário que a empresa invista na construção de estruturas e mecanismos eficientes que estimulem as pessoas a criar, buscar, preservar, valorizar e compartilhar conhecimento, visando estreitar as distâncias e facilitar a interação e a troca de experiência entre suas filiais. Dentro deste contexto, essa pesquisa terá como propósito realizar uma pesquisa exploratória sobre a aplicação de forma integrada do benchmarking interno e “yokoten” em empresas multinacionais, para a propagação do conhecimento e compartilhamento de boas práticas de forma intra-organizacional. Para isto foi feita uma pesquisa bibliográfica e desenvolvida uma revisão da literatura sobre tais conceitos, visando os benefícios gerados dentro de uma organização multinacional.
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