RESUMO
Código: 97
Tipo: Relato Técnico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
O Uso do Endomarketing Como Diferencial Competitivo Na Qualidade dos Serviços do Setor Gráfico – Case Ibep Gráfica
 

Este trabalho tem como objetivo estudar a atuação e os benefícios da ferramenta de Endomarketing em uma empresa brasileira do setor de serviços gráficos, analisando como os gestores de empresas do setor de serviços, em especial a empresa estudada (por possuir uma gestão familiar e centralizadora) podem utilizar as ferramentas de endomarketing para criar um diferencial competitivo diante de um mercado cada vez mais globalizado, diversificado e competitivo. Referente á metodologia, foi desenvolvido um estudo qualitativo, através da observação do contexto da empresa estuda no setor de serviços gráficos, através de pesquisas e entrevistas junto aos gestores e funcionários e através de dados coletados em diversos departamentos da empresa, sendo que este estudo apresentou os resultados da implantação de um programa de Endomarketing baseado na análise dos materiais e referenciais teóricos de alguns autores que trazem análises importantes sobre esta temática. Concluiu-se que em um ambiente extremamente competitivo no setor de serviços, a IBEP viu a importância do Endomarketing como diferencial competitivo em sua cadeia produtiva, além da solução para vários de seus problemas, criando uma sinergia entre o colaborador e os objetivos da empresa, melhorando a qualidade dos produtos, aumento nas vendas e diminuição do turn over da empresa.