Peter Drucker enunciou, no final da década de 1990, que as empresas seriam como sinfônicas. Entretanto, no que tange o gerenciamento de projetos, há alta taxa de falhas e problemas de performance. Neste cenário e, a partir de uma visão baseada em competências , uma série de analogias entre a direção de uma sinfônica e o gestor de projetos foram analisadas. Como questão-problema de pesquisa: Quais são as lacunas que aproximam o gestor de projetos ao gestor de orquestras, a partir de uma abordagem de competências? O objetivo da pesquisa é estudar lacunas existentes entre competências em dois eixos: 1) Gestores de projetos e 2) Gestores de orquestras. O estudo utiliza bibliometria e análise de conteúdo, no caso das competências de gestores de projetos, e análise de conteúdo no caso das competências de gestores de sinfônicas. Entre os principais resultados, encontrou-se uma analogia entre as competências de gestores de projetos e gestores de sinfônicas, permitindo insights para um estudo que permita construir modelos de transferência de conhecimento entre as duas temáticas estudadas, da gestão de orquestras para gestão de projetos. Como propostas de trabalhos futuros, permitem propor formas de mitigar as altas taxas de falhas presentes em gerenciamento de projetos.
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