A busca de inovações e novos modelos relacionados ao processo de ensino a distância (EAD) torna-se importante, tanto do aspecto operacional como estratégico. Face a estes desafios, as informações existentes nos bancos de dados de patentes podem contribuir de forma significativa para a definição de estratégias de EAD em instituições de ensino superior (IES), portanto, o objetivo deste estudo foi analisar o uso do Knowledge Discovery in Database (KDD) de informações patentárias e trazer à tona suas possíveis contribuições para o EAD no contexto das IES. A metodologia utilizada foi a estrutura do KDD para informações patentárias sobre EAD da base do European Patent Office (EPO). A coleta dos dados utilizou-se o emprego de técnicas de data mining por meio do software crawler. A amostra de patentes resultou em 3.090 patentes. Os principais resultados: (1) possibilitaram apresentar o diagnóstico sobre as patentes relacionadas a EAD no mundo; (2) o desenvolvimento de uma metodologia de uso do KDD para análise de conteúdo de informações patenteárias em EAD para IES; e, finalmente, (3) o mapeamento das patentes em EAD no contexto de IES.
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