RESUMO
Código: 676
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Marketing

 

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Passion As Former Of Choice: Analysis Of The Relationship Marketing Of Gremio Esportivo Brasil
 

O presente artigo visa analisar as estratégias de marketing de relacionamento empregadas pelo Grêmio Esportivo Brasil, com vista a avaliar os efeitos na conversão dos torcedores em sócios. O estudo também pretende analisar os efeitos que a aplicação do marketing de relacionamento pode gerar na retenção dos sócios e verificar a efetividade da estratégia utilizada na transformação dos torcedores atitudinais em torcedores comportamentais. Para alcançar os objetivos foram utilizados como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com três dirigentes do clube e aplicados questionários a 181 associados, selecionados aleatoriamente. O estudo consiste em uma pesquisa cuja abordagem é mista. Trata-se de uma pesquisa que se classifica com relação aos objetivos em descritiva. Com relação aos procedimentos consiste em um estudo de caso e levantamento. Foi possível constatar a baixa percepção dos dirigentes do clube acerca das ferramentas do marketing de relacionamento, o que dificulta na conversão de torcedores em sócios. Além disso, sepercebeu que o clube carece de monitoramento das estratégias de marketing implementadas