RESUMO
Código: 64
Tipo: Artigo Científico
Área: Gestão de Projetos
Tema: Tópicos especiais em Gestão de Projetos

 

Abrir
Arquivo

 
O Ensino do Gerenciamento de Projetos Para Jovens e Adolescentes: Um Estudo de Caso A Partir de Uma Instituição de Formação Técnica e Profissionalizante
 

As organizações cada vez mais tem buscado atuar na modalidade de projetos. Isto e´ devido não só´ ao respaldo científico presente nas técnicas e ferramentas da área, como também as vantagens que esta abordagem traz. Apesar do recente crescimento da área, em geral os jovens brasileiros não recebem orientações a respeito da gestão de projetos e a escassez de mão de obra qualificada afeta diversos setores no âmbito nacional. Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta que alia os conteúdos educacionais as práticas de gerenciamento de projetos para jovens e adolescentes. Utilizou-se como objeto de estudo uma instituição de ensino que oferece cursos técnicos e profissionalizantes. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas individuais. Os alunos foram submetidos a uma dinâmica para estimulá-los a pensar sobre o gerenciamento de projetos e utilizar o Project Model Canvas dentro de uma situação proposta. Pôde ser observado que a ideia de gerenciar projetos está presente na vida das pessoas desde os primeiros anos de vida, o que facilita a transmissão e apropriação das boas práticas de gerenciamento.