RESUMO
Código: 635
Tipo: Relato Técnico
Área: Gestão de Projetos
Tema: Gestão de Projetos no Setor Público

 

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Roda de Conversa Como Instrumento Na Resolução de Conflitos Interpessoais no Trabalho em Departamento de Uma Instituição Judiciária
 

O objetivo do presente Relato Técnico foi demonstrar a importância da metodologia "Rodas de Conversa" como instrumento na resolução de conflitos. O dispositivo foi utilizado junto a trabalhadores de um departamento responsável pela preparação da folha de pagamentos dos magistrados e funcionários de um Tribunal de 2º Grau, sediado na capital paulista. A demanda surgiu do diretor de tal Divisão, em vista dos conflitos interpessoais ocorridos. Partindo do diagnóstico situacional, realizado pela equipe psicossocial da mesma Instituição Judiciária, que abarcou entrevista semiestruturada e aplicação do Inventário de Sinais e Sintomas de Stress para Adultos, foram criados espaços de reflexão, utilizando-se a metodologia “Rodas de Conversa”, com vistas à resolução dos problemas apresentados e diminuição dos conflitos gerados pelas diferentes atividades profissionais. Na avaliação dos gestores, a participação dos servidores nas atividades propostas gerou benefícios ao ambiente de trabalho, reduzindo sensivelmente os conflitos e queixas.