RESUMO
Código: 632
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação Organizacional, de Negócios e Empreendedorismo

 

Abrir
Arquivo

 
Evidenciação de Ativos Intangíveis, Informação Como Fator de Inovação e Vantagem Competitiva Para As Organizações
 

O presente artigo apresenta definições sobre ativo intangível, no que tange suas principais contas. A pesquisa tem caráter descritivo, com abordagem qualitativa, sendo conduzida por meio da análise documental do tipo ex-post-facto, contando com 27 empresas que estão listadas no segmento Nível 1 de governança Corporativa da BM&F Bovespa. O estudo teve como objetivo verificar qual o grau de aderência das companhias ao Pronunciamento Técnico CPC 04 (R1) – Ativo Intangível, o trabalho identificou as classes de Ativos Intangíveis foram evidenciados dentro das demonstrações contábeis das companhias estudadas e avaliou se ocorreu uma evolução no nível de evidenciação do grupo do ativo intangível. Foram alvo do presente estudo os períodos de 2007, 2008 e 2014. Os resultados demonstram que foram utilizadas 15 classes de Ativos Intangíveis para evidenciar os componentes do grupo ativo intangível, com a realização dos procedimentos de teste das informações coletadas nos Balanços Patrimoniais e Notas Explicativas, foi possível concluir que ocorreram evoluções nos níveis de evidenciação de informações sobre o grupo do ativo intangível nos períodos analisados. Confirmando desta maneira a crescente importância de tais ativos para a gestão competitiva e inovadora de negócios.