RESUMO
Código: 625
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação, Internacionalização e Estratégia

 

Abrir
Arquivo

 
Estratégia, Crescimento e Declínio: O Caso da Igreja Universal do Reino de Deus (1991 - 2010)
 

Após rápido crescimento na década de 1990, a Igreja Universal do Reino de Deus apresentou queda de fieis na década seguinte A quantidade que era de 269 mil em 1990, passou para 2,1 milhões em 2000 e recuou para 1,87 milhões em 2010 Frente a esse cenário, o objetivo do artigo é analisar as estratégias organizacionais da IURD, posicionando-as conforme as Tipologias Estratégicas de Miles e Snow (1978), bem como, tentar entender quais os motivos da queda de fieis no período (2000 – 2010), sob a ótica da Teoria do Declínio Organizacional Para isso, combinar-se-ão os métodos descritivos e bibliográficos Conclui-se que as estratégias utilizadas pela IURD foram: a expansão no exterior com liderança brasileira, a des-territorialização através do rodízio de pastores, estratégias de marketing com associação transcendental e ação com base nas características socioeconômicas da população Isso caracteriza a IURD como uma organização prospectora, conforme o modelo das tipologias estratégicas de Miles e Snow (1978) Seu declínio, na década de 2000 pode estar associado à concorrência da Igreja Mundial do Poder de Deus, bem como à sua mudança de perfil, que inicialmente carismática, burocratizou-se Esses fatores evidenciaram uma fragilização da contribuição da Teoria do Declínio Organizacional.