RESUMO
Código: 609
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação, Internacionalização e Estratégia

 

Abrir
Arquivo

 
Maturidade em Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso em Uma Pequena Empresa no Ramo de Confecções
 

A Inteligência Competitiva se apresenta como uma ferramenta estratégica para a sobrevivência das organizações em cenários competitivos. As organizações que sobrevivem a mais tempo no mercado, mesmo que informalmente, possuem algum tipo de inteligência que os leva a competir adequadamente, haja vista a complexidade do cenário em que estão situados, pois de outra maneira, dificilmente conseguiriam se estabelecer por tanto tempo. Assim, o objetivo desse artigo é caracterizar o nível de maturidade no uso de IC de uma pequena empresa no ramo de Confecções sob a ótica do modelo proposto por Rodrigues e Riccardi (2007). Nesse modelo, a maturidade em IC nas organizações pode ser caracterizada em cinco níveis: informal, formal, disciplinado, controlado e otimizado. Quanto ao método utilizado trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram que a empresa pesquisada apresentou o nível 1 – informal, em maturidade de inteligência competitiva.