Durante o processo de atendimento ao paciente são gerados efluentes e resíduos que necessitam de um gerenciamento correto, o que depende de um plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde eficaz, uma vez que são vários os efeitos adversos provocados por um manejo inadequado. O objetivo deste trabalho é relatar as melhorias realizadas nos processos de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde em um Hospital Público, a partir de algumas ações realizadas como acompanhamento da rotina e o manejo interno dos resíduos gerados, definição de ações corretivas, preventivas e melhorias no gerenciamento desses resíduos, desenvolvimento de instrumentos de avaliação e controle, incluindo a construção de indicadores, atualização dos Procedimentos de Operação Padrão e do Plano de gerenciamento. A intervenção na instituição estimulou modificações no processo, com correção das não conformidades e melhorias nas etapas do manejo, com envolvimento positivo dos Gestores e Comissão de resíduos. Entretanto, não houve contínua mensuração da quantidade de resíduos gerados, o que se faz necessário para atingir a meta de redução. Por outro lado, houve redução nos casos de acidentes com perfurocortantes, demonstrando que as ações estabelecidas tiveram êxito e servem como grande incentivo para a contínua melhoria do processo.
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