RESUMO
Código: 578
Tipo: Artigo Científico
Área: Gestão de Projetos
Tema: Gestão de Projetos no Setor Público

 

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Análise, Efetividade e Benefícios dos Processos de Gestão de Projetos em Instituições de Ensino: O Caso do Centro Acadêmico do Agreste/ufpe
 

Por muito tempo se perpetuou a ideia de que a gestão de projetos seria um elemento de caráter excepcional para as organizações, um processo inovador e não uma estrutura modificadora e com uma possibilidade muito maior de acerto. Como a organização delimita e monitora seus projetos, é um fator que define e difere fracasso e sucesso, por esse motivo há a necessidade da criação e uso de mecanismos, como também o devido treinamento para todos os envolvidos no gerenciamento de projetos, em busca da melhoria contínua. Dessa forma, este estudo procura analisar e avaliar o conhecimento acerca da gestão de projetos, como sua efetividade e benefícios em instituições de ensino, aplicado no Centro Acadêmico do Agreste em Caruaru, Pernambuco. O estudo foi realizado no segundo semestre de 2015 e se baseou em pesquisa bibliográfica, seguida de análise dados qualitativos através de entrevista com servidores do Campus, totalizando 12 entrevistas gravadas. A partir da análise dos dados coletados ressalta-se a importância do treinamento coordenado em todos os departamentos para que estes tenham o conhecimento necessário no desenvolvimento de uma metodologia de gerenciamento de projetos na instituição.