RESUMO
Código: 576
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Tópicos Especiais em Inovação

 

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Heteromorfismo do Posicionamento da Marca em Sistema de Franquias – Proposição de Uma Nova Abordagem
 

Tendo em vista a existência de múltiplos agentes em uma rede de franquia, a prevalência do isomorfismo do posicionamento da marca pode ser questionada. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo apresentar uma nova abordagem para analisar a existência de polimorfismo do posicionamento da marca em uma rede de franchising. Além de pesquisar a existência de heteromorfismo do posicionamento da marca, o estudo propõe testar a hipótese de que entre os agentes pesquisados, a percepção do posicionamento da marca por parte do franqueado, possui maior similaridade com o posicionamento da referida marca na avaliação do consumidor. A categoria de processos denominada EMD – Escalonamento Multidimensional, que possibilita representar percepções e preferências dos pesquisados em mapas espaciais, foi utilizada para realizar o posicionamento de dez marcas associadas ao fast food. Os resultados obtidos por meio do EMD, assim como os testes de hipóteses realizados, demonstraram a existência de polimorfismo do posicionamento da marca e comprovaram a hipótese formulada.