RESUMO
Código: 569
Tipo: Pôster
Área: Inovação
Tema: Tópicos Especiais em Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Inovação: A Utilização de Tecnologias Assistivas no Processo Ensino-aprendizagem de Ciências Para Alunos Com Síndrome de Asperger Através do Robô Lego Mindstorms Nxt
 

Este trabalho resulta de uma reflexão acerca da inserção da robótica educacional nas aulas de Ciências, ocorrida durante as quatro edições do Projeto Astroem desenvolvido pela UFABC (2013-2016) nas escolas públicas da região do Grande ABC/SP. A utilização do Lego Mindstorms NXT por alunos da Educação Básica durante o módulo de Mecânica Aplicada e os resultados alcançados em relação a aprendizagem dos conhecimentos científicos, levou-nos a considerar a necessidade de estender o uso da robótica educacional aos alunos com Síndrome de Asperger, uma vez que demonstra ser uma ferramenta de ensino que pode estimular o interesse dos alunos pelas aulas.