RESUMO
Código: 543
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Tópicos Especiais em Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Universidade Corporativa e Desenvolvimento de Competências no Setor Automotivo: Estudo em Uma Rede de Concessionárias
 

Este artigo discute o papel do Instituto Per Lo Svilupo Organizzativo (ISVOR) no desenvolvimento de competências profissionais como via de inovação em uma rede de concessionárias de uma fábrica de caminhões vinculada a um grupo automotivo de forte expressão mundial. O estudo fundamenta-se na abordagem de Eboli (2014) que considera os fatores críticos para a implantação de um sistema de educação corporativa. Adotou-se como referência o processo de capacitação do Master que é um profissional especializado em diagnósticos e que atua na assistência técnica de pós-venda. Realizou-se um Estudo de Caso descritivo que envolveu unidades localizadas em diversas regiões do país. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, entrevista e análise de documentos. Foram inqueridos 27 sujeitos de pesquisa, incluindo profissionais que atuam no ISVOR e nas concessionárias. Os dados qualitativos foram tratados por Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que a UC cumpre papel relevante no desenvolvimento de competências. Os fatores apontados por Eboli (2014) são contemplados no modelo adotado pelo ISVOR. Contudo, notou-se que o processo de comunicação pode ser aprimorado e que a integração com seus modelos de gestão representa um desafio. Embora o modelo seja consistente, há espaços para futuros aprimoramentos.