RESUMO
Código: 532
Tipo: Relato Técnico
Área: Gestão de Projetos
Tema: Tópicos especiais em Gestão de Projetos

 

Abrir
Arquivo

 
Processos Ensino-aprendizagem: Proposição de Escala de Mensuração Para Instituições de Ensino Superior
 

Esta pesquisa identificou as principais práticas do corpo docente com a ótica de melhorar o desempenho de seus alunos no ENADE. Foram consultados 104 professores do ensino superior em administração e gestão de escolas privadas de Sete Lagoas-MG. Elaborou-se um questionário com o objetivo de identificar a tendência de atuação dos docentes com base nas principais correntes de ensino historicamente identificadas. Criou-se um modelo de análise a partir do qual foram feitas comparações entre diferentes perfis atuação, decorrentes da análise das respostas a 24 proposições relacionadas as principais correntes de ensino. Verificou-se que os professores ainda atuam baseando-se nas tradicionais correntes de ensino tecnicistas e construtivistas, no entanto uma corrente de ensino baseada em fatores sócio emocionais tem assumido papel de destaque em suas práticas, superando as demais correntes de ensino no cenário em que a pesquisa foi realizada. Os resultados deste trabalho permitem às instituições de ensino avaliarem suas estratégias em relação a um dos quesitos de grande importância e influência no desempenho dos alunos no ENADE e consequentemente das instituições.