Em mercados cada vez mais complexos e exigentes, o apoio às estratégias é fundamental para o desenvolvimento de uma base sólida sob os negócios das empresas e, em momentos de crise, inovar é questão de sobrevivência. Nesse contexto, este artigo fundamenta-se numa pesquisa quantitativa e qualitativa e tem como objetivo analisar a evolução das microempresas, com base nas dimensões clientes, soluções e agregação de valor, durante o período de participação no programa Agentes Locais de Inovação (ALI) juntamente com a crise econômica. Tal estudo ocorreu em 41 empresas do segmento de educação da região metropolitana de Aracaju referente ao período de abril de 2014 a março de 2015. O instrumento utilizado para diagnóstico foi o radar da inovação, aplicado em dois momentos com foco nas dimensões clientes, soluções e agregação de valor. Com a análise das empresas verificou-se que não houve mudança na pontuação do escore das dimensões analisadas, isto é, não foram implantadas ações inovadoras durante a aplicação do radar 0 e do radar 1, portanto, foi necessário a sugestão de novas ações para as empresas implementarem de acordo com sua necessidade e manter-se no mercado durante o período de recessão.
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