O lucrativo mercado das telecomunicações no Brasil requer máxima atenção quanto à qualidade de seus serviços prestados. Para as operadoras de telecomunicações, a qualidade tem importância para a manutenção dos negócios, posicionamento ante a concorrência e evitação de cancelamento de serviços, proporcionando assim fluxo constante de receita financeira. Neste sentido, faz-se necessário que as operadoras invistam em sistemas de TI de suporte à operação e em integrações sistêmicas entre eles, na tentativa de avaliar a qualidade dos serviços percebidos pelos clientes. O objetivo deste relato é destacar como um projeto de integração entre sistemas de TI pode contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de banda larga prestados por uma operadora de telecomunicações. A metodologia utilizada foi de pesquisa-ação, onde o pesquisador envolveu-se diretamente no projeto. Os resultados apresentados mostraram melhorias dos parâmetros de qualidade de serviços coletados em relação à situação de pré-integração dos sistemas, o que se conclui que este tipo de projeto, apesar de sua alta complexidade técnica, traz bons resultados de índices de qualidade objetivados pela operadora.
|