RESUMO
Código: 485
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação Organizacional, de Negócios e Empreendedorismo

 

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A Formação de Redes Interorganizacionais Para O Aumento da Competitividade de Pequenas e Médias Empresas
 

Este artigo tem como objetivo apresentar como são formadas as redes interorganizacionais, para as pequenas e médias empresas (PMEs), perante um mercado cada vez mais competitivo e quais modelos podem ser estruturadas entre estas firmas. Assim, é feita uma breve reflexão dedicada à formação de redes interorganizacionais, focada em argumentos teóricos e conceituais que pretendem apresentar algumas tipologias e modelos de redes que sejam adequadas as PMEs. Foi feita uma revisão de literatura utilizando-se artigos de periódicos, livros, materiais de conferência e trabalhos acadêmicos, para a contextualização teórica deste estudo, de forma a possibilitar uma visão mais ampla sobre o tema proposto. Como resultado foi apresentado uma base teórica que pode ser usada por gestores e dirigentes de PMEs para o melhor entendimento sobre as principais vantagens e desvantagens, além de alguns modelos conceituais para a formação de redes interorganizacionais. Por este trabalho ser de ordem teórica e descritiva, não há apresentação da aplicação prática destes conceitos, entretanto tem seu valor como contribuição para uma melhor compreensão sobre redes interorganizacionais por dirigentes, profissionais e pesquisadores do campo de PMEs.