RESUMO
Código: 480
Tipo: Artigo Científico
Área: Gestão de Projetos
Tema: Gestão de Projetos no Setor Público

 

Abrir
Arquivo

 
Satisfação dos Usuários em Relação A Uma Instituição de Ensino Superior Pública
 

O presente artigo tem o objetivo de analisar a qualidade do ensino superior em uma instituição pública do Estado de Alagoas, como subsídio para um plano de desenvolvimento institucional. O método utilizado para a coleta de dados foi a pesquisa survey, tendo como instrumento questionário aplicado com os alunos concluintes de seis cursos da principal universidade pública do Estado, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O instrumento de coleta era composto por treze itens agrupados em cinco aspectos: ensino, atividades complementares, estrutura física, atendimento administrativo e acompanhamento pedagógico. As repostas foram tabuladas e os resultados apresentados em forma de gráficos, onde foi possível observar que, mesmo com todos os problemas logísticos, financeiros e estruturais que permeiam o serviço público, há uma satisfação moderada referente ao ensino superior público. No entanto, a instituição ainda está longe de apresentar o desempenho qualitativo ideal para atingir um alto grau de satisfação dos alunos em todos os aspectos analisados. Nesse sentido, otimizar a aplicação dos recursos disponíveis da instituição através de um planejamento estratégico pode ser o começo da mudança desse cenário.