RESUMO
Código: 479
Tipo: Pôster
Área: Sustentabilidade
Tema: Tópicos especiais em Sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Sensibilização do Consumidor Quanto Ao Uso do Selo Social Solidário em Produtos
 

A economia solidária é baseada em princípios de igualdade, geração de renda e mudança social O selo social solidário é uma forma de certificar que um produto foi desenvolvido de acordo com as diretrizes da economia solidária.Este pôster é resultado de uma pesquisa exploratória feita com o objetivo de verificar a sensibilização do consumidor quanto ao uso do selo social solidário em produtos produzidos por empreendimentos sociais solidários, A metodologia utilizada foi um questionário semiestruturado composto por questões abertas e fechadas, com respostas espontâneas e estimuladas, analisadas qualitativamente A pesquisa foi aplicada no município de São Bernardo do Campo – São Paulo, que conta com a primeira incubadora social solidária de iniciativa mista (público-privada) do Brasil, com uma amostra escolhida de maneira aleatória diante de um supermercado Os resultados mostraram a importância de desenvolver o marketing social, para que as pessoas conheçam certificações, padrões, selos e princípios como os da economia solidária e do comércio justo solidário Sobre a preferência de consumir um produto com selo solidário, a maioria declarou jamais ter se deparado com produtos com essa certificação O Marketing social pode contribuir para a credibilidade de selos e certificações de sustentabilidade e impacto social.