RESUMO
Código: 472
Tipo: Pôster
Área: Inovação
Tema: Inovação, Internacionalização e Estratégia

 

Abrir
Arquivo

 
Estudo Cross Culture da Cultura Empreendedora Internacional no Setor Vitivinicola
 

Esta pesquisa cross culture buscou validar o modelo de Cultura Empreendedora Internacional (CEI) proposto por Dimitratos et al., (2012) em vinícolas internacionalizadas no contexto de países da América do Sul e nos países da Península Ibérica. A população compreendeu 1.502 vinícolas de países da América do Sul (Brasil, Argentina, Chile e Uruguai) e nos países da Península Ibérica (Portugal e Espanha). A amostra é composta de 36 vinícolas que responderam o instrumento de pesquisa durante o segundo semestre de 2014 destinado aos gestores de nível tático das vinícolas de pequeno e médio porte. Na metodologia, optou-se por uma abordagem quantitativa, por meio da análise de variância (ANOVA) com auxílio dos softwares Excel® e Statistica®. Os resultados apontam para a validade do modelo no contexto analisado, uma vez que os valores médios das dimensões de Orientação para o Mercado Internacional, Orientação Internacional de Aprendizagem e Orientação Internacional de networking foram validadas integralmente, sendo que as dimensões Orientação Empreendedora Internacional e Motivação Internacional são parcialmente válidas. Conclui-se que modelo teórico de Dimitratos et al. (2012) se aplica aos países sul-americanos e ibéricos, uma vez que a maioria de suas dimensões foram validadas estatisticamente, confirmando os achados da teoria de base desta investigação.