RESUMO
Código: 465
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Administração Pública

 

Abrir
Arquivo

 
Inovação e Gestão Escolar: em Busca de Melhorias Na Aprendizagem
 

Este artigo analisa propostas de intervenção apresentadas por gestores escolares, como etapa de conclusão do curso de MBA em Gestão Empreendedora promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) em parceria com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) e Universidade Federal Fluminense (UFF), buscando evidenciar práticas que propiciem um olhar inovador para a aprendizagem e que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino. Para isso, foi realizado um estudo de caso, com a análise de 185 trabalhos da turma de gestores do estado de São Paulo e 165 da turma de gestores do estado do Rio de Janeiro. Com base em teorias relacionadas à inovação, inovação na educação, gestão escolar e nos dados coletados na análise dos planos de intervenção, foi possível perceber que os gestores escolares conseguem alcançar a dimensão dos problemas existentes em sua comunidade escolar, se preocupam com os resultados apresentados e buscam alternativas para lidar com as fraquezas que impedem o crescimento, a evolução do conhecimento e a obtenção de melhores resultados. No entanto, observa-se que as ações apresentadas são importantes, mas não conseguem, por si só, atenderem a diversidade de demandas do ambiente escolar.