RESUMO
Código: 464
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Administração Pública

 

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Gestão dos Riscos da Terceirização: Estudo de Caso em Uma Instituição Federal de Ensino
 

A Administração Pública, não obstante seus princípios e peculiaridades, adota, por vezes, práticas próprias do setor privado como a terceirização. Há que se considerar nesse cenário a distinção entre atividades-meio e atividades-fim. A percepção dessas dualidades e a combinação cruzada dos seus elementos permitem a constatação de quatro circunstâncias da terceirização: atividades-meio na iniciativa privada; atividades-meio na Administração Pública; atividades-fim na iniciativa privada e; atividades-fim na Administração Pública. Esta constatação permitiu a elaboração de um estudo de caso voltado para os riscos do emprego da terceirização pela Administração Púbica, em particular, pelo departamento de logística de uma instituição federal. A superação de tais riscos exige dos gestores conhecimentos, habilidades e atitudes com relação aos contratos, à vasta documentação exigida e aos próprios terceirizados. A metodologia consistiu em entrevistas e questionários aplicados a gestores públicos. Pretendeu-se confirmar a percepção de tais riscos e as formas de enfrentamento pelos gestores, bem como outros fatos relacionados a essa prática de gestão.