RESUMO
Código: 455
Tipo: Artigo Científico
Área: Gestão de Projetos
Tema: Gestão de Projetos no Setor Público

 

Abrir
Arquivo

 
A Utilização do Moodle Como Estratégia de Gestão de Unidade de Compras em Uma Universidade Multicampi
 

A pesquisa cujos resultados são relatados neste texto foi realizada em 2016 na Universidade Federal de São Carlos com os objetivos de identificar os fatores inerentes ao processo de compras na gestão multicampi, os impactos que as mudanças realizadas na estrutura organizacional geraram na administração, propor soluções e mudanças em procedimentos internos que possam auxiliar na efetivação da descentralização da função de compras. A literatura utilizada como referência para as reflexões em trono da pesquisa abordou as temáticas da estrutura organizacional, descentralização administrativa e comunicação organizacional. A metodologia utilizada é delineada como estudo de caso único que busca detalhar uma situação particular e investiga fenômenos dentro do seu contexto real, abordada através da pesquisa-ação qualitativa, com propósito exploratório, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação participante, a análise documental e encontros para discussão e debate com os servidores envolvidos nas atividades da função de compras da UFSCar. Os resultados da pesquisa revelaram que a efetivação da estrutura organizacional descentralizada está relacionada com a autonomia dada aos níveis organizacionais mais operacionais através de um efetivo processo de comunicação interna, donde se conclui que proporcionar ambientes favoráveis à troca de informações e experiências é fundamental para esse processo.