RESUMO
Código: 452
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação Organizacional, de Negócios e Empreendedorismo

 

Abrir
Arquivo

 
Rotinas Organizacionais Como Propulsoras Na Geração do Conhecimento
 

As interações que provocam o fenômeno do processo de formação do conhecimento é o tema de reflexão neste artigo, que se trata de um trabalho conceitual. A questão de pesquisa neste estudo é investigar as interações que acontecem nas Rotinas Organizacionais como promotoras de conhecimento que asseguram a competitividade das organizações. O trabalho em questão é uma tentativa de entender como alguns dos pensadores que se voltaram para o tema caracterizam o processo do conhecimento, e a partir de então analisar se as interações que ocorrem dentro das rotinas organizacionais são possíveis de serem chamadas de mobilizadoras de conhecimento. A mobilização do conhecimento em rotinas organizacionais foram também relacionadas com competências e capacidades, uma vez que são aprimoradas para manter a competitividade das organizações. Concluímos que o processo de geração de conhecimento está presente nas interações que podem nortear a formação de novas capacidades, competências, e do próprio conhecimento que circula dentre as rotinas organizacionais e, ainda, que o conhecimento é gerado na medida em que são propiciadas oportunidades para as interações entre os indivíduos. Como contribuição deste estudo nós construímos um conjunto de argumentos aplicados que apontam o conhecimento como um fenômeno formado pelas interações presentes nas organizações.