RESUMO
Código: 446
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Cartografia de Uma Causa: Análise da Fanpage Doe Sangue no Facebook
 

Seguindo a tendência de utilização das redes sociais online, principalmente o Facebook, o Ministério da Saúde desenvolveu uma fanpage chamada Doe Sangue. O objetivo deste estudo é analisar a estrutura e relacionamentos que configuram as interações entre organizações, usuários e a esta fanpage. A metodologia utilizada tomou como base elementos da Análise de Redes Sociais (ARS) e da mineração de dados. A primeira etapa, a cartografia de redes complexas utilizou dados extraídos pelo crawler Netvizz, de onde foram construídas planilhas e tabelas para análise. A partir das planilhas construídas passou-se para a visualização e análise da rede. Foi utilizado o software Gephi, para gerar a rede dinâmica e hierárquica de nós. Os dados levantados apontam que é uma rede com alguns módulos destacados do total da rede, o que lhes confere pouca densidade, ou seja, as conexões com a rede estão agrupadas em torno de alguns nós. A análise da participação da administradora da fanpage respondendo aos comentários, por outro lado, se configura como a principal característica da fanpage, construindo uma base de motivação para doações futuras, aumentando o engajamento não só com a fanpage, mas principalmente com a causa da doação de sangue.