Para enfrentar os desafios demandados pelo atual contexto de mudanças, o empreendedorismo pode ser visto como uma opção promissora de inserção de trabalho e desenvolvimento de economias regionais e nacionais. O empreendedor possui múltiplas características que compõem seu perfil e atua de uma forma dinâmica e voltada para colher resultados dos seus esforços pessoais. Neste sentido, as instituições de ensino são responsáveis pela formação do profissional, e a criação de uma cultura, que possibilite tornar o empreendedorismo uma realidade entre os estudantes. Esta pesquisa tem por objetivo verificar o perfil empreendedor dos discentes de graduação em administração de duas Instituições de ensino superior da cidade de Francisco Beltrão – Paraná. Realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa e descritiva. Aplicou-se um questionário validado, junto a 117 alunos. Utilizou-se a análise de conglomerados (Clusters), Hierárquico e não Hierárquico. Os resultados encontrados permitiram distinguir diferentes grupos de alunos e assim validar o perfil empreendedor dos mesmos, gerando conhecimento relevante para os gestores dos cursos das instituições de ensino pesquisadas, visando oferecer subsídios para que direcionem o processo de formação de uma cultura empreendedora nas instituições.
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