RESUMO
Código: 440
Tipo: Artigo Científico
Área: Sustentabilidade
Tema: Tópicos especiais em Sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
O Comportamento do Jovem Brasileiro em Relação Ao Consumo de Roupas Confeccionadas em Tecidos Sustentáveis
 

O objetivo desta pesquisa é entender as atitudes, percepções e intenção comportamental do jovem brasileiro em relação ao consumo de roupas confeccionadas em tecidos sustentáveis. Para isso, um total de 252 jovens estudantes dos cursos de graduação de Ciências Sociais Aplicadas de duas universidades do interior do Paraná respondeu a um questionário baseado no modelo proposto por Kang, Liu e Kim (2013). Os dados foram analisados por meio do método estatístico de modelagem de equações estruturais. Os resultados demonstram que o conhecimento do consumidor, a efetividade percebida e a relevância pessoal afetam, em menor ou maior grau, a atitude e a norma subjetiva, porém não afetam o controle comportamental percebido. Tais resultados apontam a necessidade de investimento tanto em educação ambiental por parte de educadores e instituições, quanto em estratégias de comunicação, por parte dos produtores, que possibilitem a esses consumidores conhecimentos sobre as opções de vestuário sustentável e, com isso, aumentem a intenção de consumo de tais produtos, contribuindo para a preservação e melhoria do meio ambiente.